quinta-feira, 22 de março de 2012

• Documentário: Lixo Extraordinário •



LIXO EXTRAORDINÁRIO

O artista brasileiro Vick Muniz,, teve a ideia de fotografar catadores e os materiais recicláveis do maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Gramacho (RJ), e vender as imagens para utilizar a verba em ações para melhorar as condições de trabalho dos catadores. Uma das fotos, inclusive, foi leiloada em um evento beneficiente em Londres.

Enquanto conhece a vida das pessoas que trabalham no aterro e desenvolve um primeiro ensaio fotográfico, Muniz se aproxima da realidade desses trabalhadores e descobre a desesperança que vive em cada um. Após as primeiras imagens fotografadas, chega a vez de montar uma peça gráfica com chão, com ampliações das fotos.

Cada modelo/catador passa a fazer parte da realização da obra final, junto com Muniz, enquanto monta as próprias peças recolhidas no aterro, como um quebra cabeça da fotografia. Esse trabalho em conjunto é uma mostra de que qualquer pessoa consegue produzir algo grandioso, basta que tenha incentivo.

Essa história foi filmada como um documentário que participou de algumas mostras internacionais. Vick Muniz também é reconhecido nacionalmente por outros trabalhos divulgados na televisão, como a abertura da novela Passione.

Uma das peças criadas durante as filmagens foi uma fotografia de Sebastião Santos (mais conhecido como Tião), presidentes dos catadores do aterro de Gramacho, que chegou a ser entrevistado para falar sobre seu trabalho em um programa de televisão de repercussão nacional.

As obras de Vik Muniz que percorreram o mundo e fizeram um grande sucesso estão lá, em um lugar que permite ao espectador olhar toda a mecânica da criação, concepção e conceito, mas tudo isso é apenas para permitir que o espectador veja não aquelas obras prontas, mas sim aquelas pessoas dando de cara com a beleza tirada daquele lixo, da possibilidade de se verem transformados em arte, em uma beleza que parece lhes convidar a olhar para o futuro com um pouco mais de esperança.


Texto de Carmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário