sábado, 28 de abril de 2012

Cultura Indígena


—      Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.
—        Ou seja, a presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis. 


Cultura
—Os índios do Brasil não formam um só povo. São muitos povos diferentes de nós e entre si. Possuem hábitos, costumes e línguas próprias e, por isso, é errado pensar que todos os índios vivem da mesma maneira.
—     Como exemplo de cultura indígena, convém ressaltar a dos Yanomami, considerados um dos grupos indígenas mais primitivos da América do Sul.
     Cerca de 200 sociedades indígenas vivem no Brasil. São quase 200 culturas, com língua, religião e organização social distintas entre si. A cultura material dos povos indígenas expressa aos outros setores da sociedade a sua visão de universo e, quase sempre, cumpre uma função utilitária no cotidiano da comunidade tribal. Mas esta visão vem sendo influenciada pelas mais variadas formas de pressão a que estão submetidos os povos indígenas brasileiros, cujas terras são ambicionadas pelos regionais, em virtude das riquezas da flora, fauna e do subsolo. 

A Arte—
     Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
    Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.
—Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, podemos estar lidando com conceitos que são próprios da nossa civilização, mas estranhos ao índio. Para ele, o objeto precisa ser mais perfeito na sua execução do que sua utilidade exigiria. Nessa perfeição para além da finalidade é que se encontra a noção indígena de beleza.



—A  arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.  
—É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves. Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos trançados dos Baniwa, as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios xinguanos.

     As peças de cerâmica que se conservaram testemunham  muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona.










Arte Plumária: Um Resumo: 


arte plumária é uma arte tradicional, ou seja, tem origem popular e pertence à grande categoria do folclore, pois segue padrões culturais herdados ao longo das gerações, mais ou menos fixos e distintivos de cada grupo étnico ou social que a produz, mas não descarta a contribuição individual na introdução de variações.
A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. 




Pintura:
—      As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho muito vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas, além de distinguir cada povo indígena. Os índios achavam que se pintando, espantariam insetos, espíritos maus, doenças e etc ... 


 FUNAI
—A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é o órgão do Governo Federal brasileiro que estabelece e executa a política indigenista no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de 1988.
—        A FUNAI foi criada em 5 de dezembro de 1967 pela lei nº 5.371, durante o governo do presidente Costa e Silva, em substituição do "Serviço de Proteção ao Índio" (SPI) 
—       Compete à FUNAI promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. A Fundação tem, ainda, a responsabilidade de defender as comunidades indígenas; de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas; e de gerir o seu patrimônio e fiscalizar suas terras, impedindo ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.

Referências Bibliográficas :

http://www.vivabrazil.com/CulturaIndigena.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cultura-indigena-624847.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plum%C3%A1ria_dos_%C3%ADndios_brasileiros#Caracter.C3.ADsticas



Trabalho feito por: 
Slide: Carmen
Crônica: Letycia
Músicas: Renata
Poemas: Thaís 
Entrevista: Fellipe  

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Arte Rupestre - Um pequeno resumo


A Arte Rupestre

Foi feita no período Paleolítico em rochas muito simples, com traços nas paredes das cavernas.
Principal característica no Paleolítico é o naturalismo, pois o homem desenhava e pintava a natureza.

Apesar de parecerem rudes nas suas pinturas, expressavam a arte com sensibilidade.

Em possíveis rituais de magia, eles achavam que estavam aprisionando a "Imagem do animal" e que teriam poderes sobre os animais.

Na característica artística, houve também uma mudança.
Antes no Paleolítico era o naturalismo, e agora no Neolítico a arte era expressada em forma geométrica, voltada também para a construção de ferramentas e de suas moradias.

( Instrumentos usados no período Neolítico)


( Interior de uma casa do Neolítico)

O descobrimento do fogo e as técnicas para conservá-lo significaram conquistas, tanto de terras e possibilidades de afastar perigos e medos da noite, quando assim surgem consequentemente a palavra e a arte.

A evolução do período não aconteceu somente nas artes, ela foi acompanhada pelo modelo de sociedade em que há uma maior coletividade, a Vida nômade é trocada pela vida estável para
um conceito de família.

Anos depois, o homem é como todos sabemos como é hoje.

Texto feito em sala de aula em grupo. Foi apenas um resumo do texto que lemos em sala.

Carmen.